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A UnB oferece duas modalidades de garantia para quem deseja alugar um de seus imóveis:

(1) Modalidade caução: o interessado deverá fazer depósito de 3 (três) vezes o  valor do aluguel, em conta poupança a ser aberta em agência indicada pela UnB, conforme orientações abaixo.

(2) Modalidade fiador: o interessado deverá apresentar a documentação de dois fiadores, ambos com renda bruta de no mínimo três vezes o valor do aluguel e um deles com imóvel quitado no DF.

 

 

Os interessados devem enviar a documentação seguindo as orientações indicadas abaixo. 

 

• O interessado deverá iniciar o processo SEI e enviar a documentação dentro do prazo de 3 (três) dias, a contar do dia da reserva do imóvel;

• Não há necessidade de vistoria de entrada;

• A documentação deverá ser enviada, em formato PDF, de forma legível.

• Para os que optarem pela modalidade caução, após a análise da documentação enviada, o servidor responsável pela elaboração do contrato encaminhará, via e-mail, o ofício para a abertura de conta caução no Banco de Brasília (BRB).

 

 

 

DOCUMENTAÇÃO

 

DOCUMENTAÇÃO - MODALIDADE DE GARANTIA CAUÇÃO

• Ficha Cadastral - Pessoa Física (Disponível no SEI)
• RG e CPF (titular e cônjuge) 
• Comprovante de renda (titular e cônjuge) 
• Nada consta SPC e Serasa (titular e cônjuge) 
• Comprovante de depósito da caução no valor de 3 (três) vezes o valor do aluguel
• Cadastro no SEI/UnB - Usuário Externo (Clique aqui para fazer o cadastro)
• Termo de veracidade de informações. (A versão física deverá ser entregue na Coordenadoria de Protocolo do Arquivo Central e a versão digitalizada deverá ser anexada ao processo juntamente com a documentação) (Clique aqui para acessar o termo)

 

Obs: autônomos, empresários e similares deverão comprovar a renda através da apresentação da Declaração de Imposto de Renda do último ano (Com o recibo) e do DECORE.

A renda comprovada, em todos os casos, deverá ser de no mínimo três vezes o valor do aluguel.

 

 

DOCUMENTAÇÃO - MODALIDADE DE GARANTIA FIADOR

TITULAR 1º FIADOR 2º FIADOR
• Ficha Cadastral - Pessoa Física (Disponível no SEI) • Ficha cadastral devidamente preenchida e assinada (Clique aqui para acessar a ficha cadastral) • Ficha cadastral devidamente preenchida e assinada (Clique aqui para acessar a ficha cadastral)
• RG e CPF (titular e cônjuge)  • RG e CPF (titular e cônjuge)  • RG e CPF (titular e cônjuge) 
• Comprovante de renda (titular e cônjuge)  • Comprovante de renda (titular e cônjuge) • Comprovante de renda (titular e cônjuge)
• Nada consta SPC (titular e cônjuge)  • Nada consta SPC (titular e cônjuge)  • Nada consta SPC (titular e cônjuge)
• Nada consta Serasa (titular e cônjuge) • Nada consta Serasa (titular e cônjuge) • Nada consta Serasa (titular e cônjuge)
• Cadastro no SEI/UnB - Usuário Externo (Clique aqui para fazer o cadastro) • Comprovante de residência (O fiador deve residir no DF) • Comprovante de residência (O fiador deve residir no DF)
 Termo de veracidade de informações (A versão física deverá ser entregue na Coordenadoria de Protocolo do Arquivo Central e a versão digitalizada deverá ser anexada ao processo juntamente com a documentação) (Clique aqui para acessar o termo) • Certidão de ônus reais de imóvel no DF, quitado e escriturado, de propriedade do fiador
Obs: a certidão deverá estar dentro do prazo de validade que é de 30 dias a contar da data de sua emissão
• Certidão de casamento
  • Certidão de casamento

• Cadastro no SEI/UnB - Usuário Externo (Titular e Cônjuge) (Clique aqui para fazer o cadastro)

Obs: tanto o titular quanto o cônjuge deverão assinar o contrato, por isso ambos precisarão fazer o cadastro

 

• Cadastro no SEI/UnB - Usuário Externo (Titular e Cônjuge) (Clique aqui para fazer o cadastro)

Obs: tanto o titular quanto o cônjuge deverão assinar o contrato, por isso ambos precisarão fazer o cadastro

 • Termo de veracidade de informações (Titular e Cônjuge) (A versão física deverá ser entregue na Coordenadoria de Protocolo do Arquivo Central e a versão digitalizada deverá ser anexada ao processo juntamente com a documentação) (Clique aqui para acessar o termo)
 Termo de veracidade de informações (Titular e Cônjuge) (A versão física deverá ser entregue na Coordenadoria de Protocolo do Arquivo Central e a versão digitalizada deverá ser anexada ao processo juntamente com a documentação) (Clique aqui para acessar o termo)  
     

 Obs: autônomos, empresários e similares deverão comprovar a renda por meio da apresentação da Declaração de Imposto de Renda do último ano (com o recibo) e do DECORE.

 A renda comprovada, em todos os casos, deverá ser de no mínimo três vezes o valor do aluguel (inclusive para os fiadores).

 

 

 

 

 

1. Fazendo o cadastro no SEI - Usuário Externo

 

 

O interessado deverá acessar o SEI - Usuário Externo (clicando aqui) e clicar em "Clique aqui se você ainda não está cadastrado" .Em seguida preencha o formulário" e clique em "Enviar".

 

Obs: O usuário NÃO conseguirá acessar o SEI - Usuário Externo até que o cadastro seja liberado pela Coordenação de Protocolo do Arquivo Central da UnB. Dessa forma, para conseguir que o cadastro seja liberado o usuário deverá enviar à Coordenação de Protocolo o Termo de Veracidade de Informações preenchido e assinado e o documento de identificação original com foto (vide - Item 2). 

 

 

 

2. Liberando o acesso ao SEI - Usuário Externo

 

Para que seu cadastro seja analisado e liberado, o usuário deverá enviar à Coordenação de Protocolo do Arquivo Central da UnB, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., os seguintes documentos:

 

I – "Termo de Veracidade de Informações" assinado conforme documento de identificação; (Clique aqui para acessar o termo)

II – documento de identificação original com foto para conferência.

 

OBS: TANTO O TITULAR QUANTO OS FIADORES (E RESPECTIVOS CONJUGÊS, SE FOR O CASO) DEVERÃO REALIZAR O CADASTRO NO SEI E LIBERAR O ACESSO JUNTO Á COORDENADORIA DE PROTOCOLO. ESSE PASSO É INDISPENSÁVEL PARA A ASSINATURA DO CONTRATO. CONFORME INFORMADO ACIMA O USUÁRIO PODERÁ ENVIAR O TERMO ASSINADO JUNTO COM CÓPIA AUTENTICADA DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO POR TERCEIROS, SENDO RECOMENDADO QUE O TITULAR RECOLHA ESSES DOCUMENTOS E LIBERE TODOS OS CADASTROS NECESSÁRIOS À ASSINATURA DO CONTRATO DE UMA ÚNICA VEZ.

 

3. Iniciando o processo

 

Acesse o SEI - Usuário Externo clicando aqui e faça o login. 

usuario externo 3

 

Selecione a opção "Peticionamento" → "Processo Novo", conforme imagem abaixo.

 

PETICIONAMENTO 1

 

Na página seguinte clique em no Tipo de Processo "Patrimônio: Alienação de Imóve - Cessão. Aluguel"

 

PETICIONAMENTO2

 

 

 

4. Incluindo a Documentação

 

Na página seguinte preencha o campo "Especificação (resumo limitado a 50 caracteres)" colocando o termo contrato, o endereço do imóvel a ser locado e o nome completo do titular do contrato. Ex: CONTRATO - SQN 212 BL I AP 405 - JOSE ANTONIO COSTA ALVES.

 

Em "DOCUMENTOS" clique em "FICHA CADASTRAL - PESSOA FÍSICA" e preencha todas as informações solicitadas seguindo as orientações presentes no próprio formulário. Clique em SALVAR.

 

Em "DOCUMENTOS COMPLEMENTARES" deverá ser incluída toda a documentação. Para isso, o usuário deverá:

A) Clicar em "Escolher Arquivo" e selecionar o documento

B) Escolher em "Tipo de Documento" a nomenclatura que melhor se adeque ao documento que está sendo incluído.

C) Em "Complemento do Tipo de Pagamento" o usuário deverá especificar de qual documento se trata. Ex: Se o tipo de documento for "Comprovante" o complento poderá ser "De residência", "De pagamento", etc.¹

D) Em formato deverá ser selecionada a opção "Nato-digital" caso o arquivo seja digital ou "Digitalizado" caso o arquivo tenha passado por digitalização. Neste último caso deverá ser informado o "Tipo de Conferência" como "Cópia Simples".

E) Para confirmar o envio do documento o usuário deverá clicar em "Adicionar".

F) Em seguida o procedimento acima deverá ser repetido até que todos os documentos necessários estejam anexados ao processo.

Após conferir se todos os documentos foram incluídos o usuário deverá clicar em peticionamento 9.

 

PETICIONAMENTO3

¹Caso a documentação esteja em um único arquivo escolher o tipo de Documento "Anexo" e como complemtento colocar "Documentação Completa"

²Caso a modalidade de garantia seja caução o interessado deverá comparecer à SGP para retirar o Memorando que será apresentado na agência bancária. O comprovante de depósito da conta caução deverá ser enviado junto com o restante da documentação, seguindo o procedimento acima. 

³Toda a documentação deverá ser enviada de uma única vez pois após enviado o peticionamento o usuário não poderá mais incluir novos documentos.

 

 

 

 

5. Concluindo o Peticionamento

 

Para concluir o peticionamento o usuário deverá selecionar o opção "Usuário externo" em Cargo/Funcão → digitar a senha de acesso ao SEI → clicar em peticionamento 11.

 

PETICIONAMENTO4

 

 

 

 

6. Assinando o contrato e o laudo

 

 

Entraremos em contato quando o contrato e o laudo estiverem disponíveis para assinatura. 

Acesse o SEI - Usuário Externo clicando aqui e faça o login. 

usuario externo 3

 

 

 

 

Na página inicial clique no número do documento e em seguida confira se todas as informações estão corretas.

usuario externo 1 1

 

 

 

Em caso afirmativo, clique em usuario externo assinar e digite a senha. Após colocar a senha vá até o final do documento e confira se a assinatura foi efetuada. 

usuario externo 2 2

 

 

 

7. Contestação de Vistoria 

 

A contestação de vistoria, somente, será necessária caso haja inconsistências no laudo de vistoria de entrada. A constestação será feita pelo Sistema Eletrônico de Informação. A contestação é feita via SEI - Usuário Externo, de acordo com orientações abaixo:

 

 

 

1. Entre no SEI - Usuário externo

 

 

Clique aqui para acessar o SEI - Usuário Externo.

 

Entre com seu E-mail e Senha cadastrados.

 

 

 

rc 1

 

 

 

 

 

2– Abertura do Peticionamento Eletrônico:

 

 

Clique em Peticionamente e em seguida em Intercorrente. 

 

 

 

Contestação de Vistoria 1

 

Contestação de Vistoria 2

 

 

 

 

 

 

Insira o número do seu processo de Contrato e clique em VALIDAR. Você encontrará o número do processo no seu contrato ou no próprio sistema SEI. 

 

 

 

 

Contestação de Vistoria 3

 

Após validar o número do processo aparecerá, automaticamente, o tipo de processo. Em seguida, clique em ADICIONAR. 

 

 

 

Contestação de Vistoria 4

 

 

 

 

 

3– Inclusão da contestação de vistoria

 

 

Escolha o aquivo no qual foi escrito a contestação de vistoria e inclua-o clicando no botão ESCOLHER ARQUIVO.

Preencha as outras informações que estão destacadas conforme orientação abaixo:

• Tipo de Documento: Contrarrazões 

• Complemento do Tipo de Documento: Contestação de Vistoria 

• Formato: Digitalizado 

• Conferência com o documento digitalizado: Documento Original

Clique em ADICIONAR 

 

 

 

 

Contestação de Vistoria 5

 Verifique se seu arquivo foi adicionado e clique em PETICIONAR.

 

Contestação de Vistoria 6

 

 

 

Depois de clicar em peticionar, aparecerá uma nova janela para assinatura do petição. Para concluir o peticionamento é necessário assinar o documento preechendo os dados da nova janela, conforme o quadro abaixo, e clique em ASSINAR.

 

Usuário Externo : Nome completo

Cargo/Função : Usuário Externo

Senha de Acesso ao Sei: Senha 

 

 

 

Contestação de Vistoria 7

Sua solicitação será atribuida para o Vistoriador responsável e será analisada. O acompanhamento poderá ser feito pelo SEI.