A UnB oferece duas modalidades de garantia para quem deseja alugar um de seus imóveis:
(1) Modalidade caução: o interessado deverá fazer depósito de 3 (três) vezes o valor do aluguel, em conta poupança a ser aberta em agência indicada pela UnB, conforme orientações abaixo.
(2) Modalidade fiador: o interessado deverá apresentar a documentação de dois fiadores, ambos com renda bruta de no mínimo três vezes o valor do aluguel e um deles com imóvel quitado no DF.
Os interessados devem enviar a documentação seguindo as orientações indicadas abaixo.
• O interessado deverá iniciar o processo SEI e enviar a documentação dentro do prazo de 3 (três) dias, a contar do dia da reserva do imóvel;
• Não há necessidade de vistoria de entrada;
• A documentação deverá ser enviada, em formato PDF, de forma legível.
• Para os que optarem pela modalidade caução, após a análise da documentação enviada, o servidor responsável pela elaboração do contrato encaminhará, via e-mail, o ofício para a abertura de conta caução no Banco de Brasília (BRB).
DOCUMENTAÇÃO
DOCUMENTAÇÃO - MODALIDADE DE GARANTIA CAUÇÃO |
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• Ficha Cadastral - Pessoa Física (Disponível no SEI) | ||||||
• RG e CPF (titular e cônjuge) | ||||||
• Comprovante de renda (titular e cônjuge) | ||||||
• Nada consta SPC e Serasa (titular e cônjuge) | ||||||
• Comprovante de depósito da caução no valor de 3 (três) vezes o valor do aluguel | ||||||
• Cadastro no SEI/UnB - Usuário Externo (Clique aqui para fazer o cadastro) | ||||||
• Termo de veracidade de informações. (A versão física deverá ser entregue na Coordenadoria de Protocolo do Arquivo Central e a versão digitalizada deverá ser anexada ao processo juntamente com a documentação) (Clique aqui para acessar o termo) |
Obs: autônomos, empresários e similares deverão comprovar a renda através da apresentação da Declaração de Imposto de Renda do último ano (Com o recibo) e do DECORE.
A renda comprovada, em todos os casos, deverá ser de no mínimo três vezes o valor do aluguel.
DOCUMENTAÇÃO - MODALIDADE DE GARANTIA FIADOR |
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TITULAR | 1º FIADOR | 2º FIADOR |
• Ficha Cadastral - Pessoa Física (Disponível no SEI) | • Ficha cadastral devidamente preenchida e assinada (Clique aqui para acessar a ficha cadastral) | • Ficha cadastral devidamente preenchida e assinada (Clique aqui para acessar a ficha cadastral) |
• RG e CPF (titular e cônjuge) | • RG e CPF (titular e cônjuge) | • RG e CPF (titular e cônjuge) |
• Comprovante de renda (titular e cônjuge) | • Comprovante de renda (titular e cônjuge) | • Comprovante de renda (titular e cônjuge) |
• Nada consta SPC (titular e cônjuge) | • Nada consta SPC (titular e cônjuge) | • Nada consta SPC (titular e cônjuge) |
• Nada consta Serasa (titular e cônjuge) | • Nada consta Serasa (titular e cônjuge) | • Nada consta Serasa (titular e cônjuge) |
• Cadastro no SEI/UnB - Usuário Externo (Clique aqui para fazer o cadastro) | • Comprovante de residência (O fiador deve residir no DF) | • Comprovante de residência (O fiador deve residir no DF) |
• Termo de veracidade de informações (A versão física deverá ser entregue na Coordenadoria de Protocolo do Arquivo Central e a versão digitalizada deverá ser anexada ao processo juntamente com a documentação) (Clique aqui para acessar o termo) | • Certidão de ônus reais de imóvel no DF, quitado e escriturado, de propriedade do fiador Obs: a certidão deverá estar dentro do prazo de validade que é de 30 dias a contar da data de sua emissão |
• Certidão de casamento |
• Certidão de casamento |
• Cadastro no SEI/UnB - Usuário Externo (Titular e Cônjuge) (Clique aqui para fazer o cadastro) Obs: tanto o titular quanto o cônjuge deverão assinar o contrato, por isso ambos precisarão fazer o cadastro |
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• Cadastro no SEI/UnB - Usuário Externo (Titular e Cônjuge) (Clique aqui para fazer o cadastro) Obs: tanto o titular quanto o cônjuge deverão assinar o contrato, por isso ambos precisarão fazer o cadastro |
• Termo de veracidade de informações (Titular e Cônjuge) (A versão física deverá ser entregue na Coordenadoria de Protocolo do Arquivo Central e a versão digitalizada deverá ser anexada ao processo juntamente com a documentação) (Clique aqui para acessar o termo) | |
• Termo de veracidade de informações (Titular e Cônjuge) (A versão física deverá ser entregue na Coordenadoria de Protocolo do Arquivo Central e a versão digitalizada deverá ser anexada ao processo juntamente com a documentação) (Clique aqui para acessar o termo) | ||
Obs: autônomos, empresários e similares deverão comprovar a renda por meio da apresentação da Declaração de Imposto de Renda do último ano (com o recibo) e do DECORE.
A renda comprovada, em todos os casos, deverá ser de no mínimo três vezes o valor do aluguel (inclusive para os fiadores).
1. Fazendo o cadastro no SEI - Usuário Externo
O interessado deverá acessar o SEI - Usuário Externo (clicando aqui) e clicar em "Clique aqui se você ainda não está cadastrado" .Em seguida preencha o formulário" e clique em "Enviar".
Obs: O usuário NÃO conseguirá acessar o SEI - Usuário Externo até que o cadastro seja liberado pela Coordenação de Protocolo do Arquivo Central da UnB. Dessa forma, para conseguir que o cadastro seja liberado o usuário deverá enviar à Coordenação de Protocolo o Termo de Veracidade de Informações preenchido e assinado e o documento de identificação original com foto (vide - Item 2).
2. Liberando o acesso ao SEI - Usuário Externo
Para que seu cadastro seja analisado e liberado, o usuário deverá enviar à Coordenação de Protocolo do Arquivo Central da UnB, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., os seguintes documentos:
I – "Termo de Veracidade de Informações" assinado conforme documento de identificação; (Clique aqui para acessar o termo)
II – documento de identificação original com foto para conferência.
OBS: TANTO O TITULAR QUANTO OS FIADORES (E RESPECTIVOS CONJUGÊS, SE FOR O CASO) DEVERÃO REALIZAR O CADASTRO NO SEI E LIBERAR O ACESSO JUNTO Á COORDENADORIA DE PROTOCOLO. ESSE PASSO É INDISPENSÁVEL PARA A ASSINATURA DO CONTRATO. CONFORME INFORMADO ACIMA O USUÁRIO PODERÁ ENVIAR O TERMO ASSINADO JUNTO COM CÓPIA AUTENTICADA DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO POR TERCEIROS, SENDO RECOMENDADO QUE O TITULAR RECOLHA ESSES DOCUMENTOS E LIBERE TODOS OS CADASTROS NECESSÁRIOS À ASSINATURA DO CONTRATO DE UMA ÚNICA VEZ.
3. Iniciando o processo
Acesse o SEI - Usuário Externo clicando aqui e faça o login.
Selecione a opção "Peticionamento" → "Processo Novo", conforme imagem abaixo.
Na página seguinte clique em no Tipo de Processo "Patrimônio: Alienação de Imóve - Cessão. Aluguel"
4. Incluindo a Documentação
Na página seguinte preencha o campo "Especificação (resumo limitado a 50 caracteres)" colocando o termo contrato, o endereço do imóvel a ser locado e o nome completo do titular do contrato. Ex: CONTRATO - SQN 212 BL I AP 405 - JOSE ANTONIO COSTA ALVES.
Em "DOCUMENTOS" clique em "FICHA CADASTRAL - PESSOA FÍSICA" e preencha todas as informações solicitadas seguindo as orientações presentes no próprio formulário. Clique em .
Em "DOCUMENTOS COMPLEMENTARES" deverá ser incluída toda a documentação. Para isso, o usuário deverá:
A) Clicar em "Escolher Arquivo" e selecionar o documento
B) Escolher em "Tipo de Documento" a nomenclatura que melhor se adeque ao documento que está sendo incluído.
C) Em "Complemento do Tipo de Pagamento" o usuário deverá especificar de qual documento se trata. Ex: Se o tipo de documento for "Comprovante" o complento poderá ser "De residência", "De pagamento", etc.¹
D) Em formato deverá ser selecionada a opção "Nato-digital" caso o arquivo seja digital ou "Digitalizado" caso o arquivo tenha passado por digitalização. Neste último caso deverá ser informado o "Tipo de Conferência" como "Cópia Simples".
E) Para confirmar o envio do documento o usuário deverá clicar em "Adicionar".
F) Em seguida o procedimento acima deverá ser repetido até que todos os documentos necessários estejam anexados ao processo.
Após conferir se todos os documentos foram incluídos o usuário deverá clicar em .
¹Caso a documentação esteja em um único arquivo escolher o tipo de Documento "Anexo" e como complemtento colocar "Documentação Completa"
²Caso a modalidade de garantia seja caução o interessado deverá comparecer à SGP para retirar o Memorando que será apresentado na agência bancária. O comprovante de depósito da conta caução deverá ser enviado junto com o restante da documentação, seguindo o procedimento acima.
³Toda a documentação deverá ser enviada de uma única vez pois após enviado o peticionamento o usuário não poderá mais incluir novos documentos.
5. Concluindo o Peticionamento
Para concluir o peticionamento o usuário deverá selecionar o opção "Usuário externo" em Cargo/Funcão → digitar a senha de acesso ao SEI → clicar em .
6. Assinando o contrato e o laudo
Entraremos em contato quando o contrato e o laudo estiverem disponíveis para assinatura.
Acesse o SEI - Usuário Externo clicando aqui e faça o login.
Na página inicial clique no número do documento e em seguida confira se todas as informações estão corretas.
Em caso afirmativo, clique em e digite a senha. Após colocar a senha vá até o final do documento e confira se a assinatura foi efetuada.
7. Contestação de Vistoria
A contestação de vistoria, somente, será necessária caso haja inconsistências no laudo de vistoria de entrada. A constestação será feita pelo Sistema Eletrônico de Informação. A contestação é feita via SEI - Usuário Externo, de acordo com orientações abaixo:
1. Entre no SEI - Usuário externo
Clique aqui para acessar o SEI - Usuário Externo.
Entre com seu E-mail e Senha cadastrados.
2– Abertura do Peticionamento Eletrônico:
Clique em Peticionamente e em seguida em Intercorrente.
Insira o número do seu processo de Contrato e clique em VALIDAR. Você encontrará o número do processo no seu contrato ou no próprio sistema SEI.
Após validar o número do processo aparecerá, automaticamente, o tipo de processo. Em seguida, clique em ADICIONAR.
3– Inclusão da contestação de vistoria
Escolha o aquivo no qual foi escrito a contestação de vistoria e inclua-o clicando no botão ESCOLHER ARQUIVO.
Preencha as outras informações que estão destacadas conforme orientação abaixo:
• Tipo de Documento: Contrarrazões
• Complemento do Tipo de Documento: Contestação de Vistoria
• Formato: Digitalizado
• Conferência com o documento digitalizado: Documento Original
Clique em ADICIONAR
Verifique se seu arquivo foi adicionado e clique em PETICIONAR.
Depois de clicar em peticionar, aparecerá uma nova janela para assinatura do petição. Para concluir o peticionamento é necessário assinar o documento preechendo os dados da nova janela, conforme o quadro abaixo, e clique em ASSINAR.
Usuário Externo : Nome completo
Cargo/Função : Usuário Externo
Senha de Acesso ao Sei: Senha
Sua solicitação será atribuida para o Vistoriador responsável e será analisada. O acompanhamento poderá ser feito pelo SEI.